Pilates é um exercício para o corpo, e também, para a mente. Trabalhando profundamente nos músculos responsáveis pela postural corporal: estabilidade e Core.

Modalidade que ganhou o coração dos alunos dentro e fora da academia, começou a partir de uma historia de superação de vida.

O inventor do Pilates, Joseph Pilates, nasceu na Alemanha em 1880 com um caso serio de raquitismo e asma.

Por ventura de contexto, raquitismo é uma doença  que causa amolecimento e enfraquecimento dos ossos em crianças, os sintomas incluem retardo de crescimento, pernas arqueadas, fraqueza e dor na coluna, na pélvis e nas pernas.

Determinado a superar suas limitações de saúde, Pilates estudou múltiplas formas de exercício e dessas tirou os melhores conceitos para inventar uma forma eficiente de atingir alinhamento corporal através de flexibilidade e força.

Seu método tornou-se popular no mundo da dança, e logo, no mundo do atletismo, principalmente visando tratar de lesões durante atividade esportiva.

Mais fundo no mundo do pilates

Um corpo humano adulto, se comparado com o de uma criança, é muito menos flexível e ágil. O motivo desse fenômeno não é simplesmente biológico, há em grande parte culpa da rotina que estabelecemos quando ficamos muito tempo do dia na mesma posição, sentados ou fazendo movimentos repetitivos. Padrões defeituosos de movimento são criados e com o tempo, o corpo faz compensações que podem trazer prejuízos sérios à sua saúde.

O Método de Pillates realinha o corpo, enquanto alonga e relaxa os músculos, garante a mobilidade e força da coluna, da pelvis e dos ombros, dando a você uma boa estrutura corporal para explorar quaisquer esportes e atividades. 

Pra você conhecer mais de perto a aula de Mat Pilates da Academia Galpão, o Professor Alex Raucci respondeu as maiores dúvidas sobre a modalidade. Vamos conferir?

  • Existe restrição de idade ou condição física para praticar Pilates ? 

“Não…Todos podem praticar Pilates. Hoje até já existe Pilates para crianças, de uma forma mais lúdica.”

  • Como a aula funciona ? 

“Fazemos uma soltura inicial, um aquecimento e  durante a aula é trabalhado o corpo todo. Principalmente a musculatura mais profunda, mobilidade da coluna e alinhamento postural associado à respiração. Pensando sempre no corpo e a mente conectados.”

  • O que as pessoas buscam ao procurar a aula de Mat Pilates do Galpão? 

“A maioria das vezes, para melhorar a disposição, problemas de coluna, aliviar as tensões diárias e melhorar a flexibilidade.”

  • Qual é o papel da respiração durante a aula? 

 ” A respiração facilita a execução dos movimentos, ajuda a acalmar a pessoa e mantê-la conectada ao corpo. A falta de prática faz com que no começo seja difícil coordena-la mas depois fica automático. Por conta da correria do dia-a-dia, acabamos não respirando corretamente e esse treino será um diferencial. Para um melhor proveito da aula, todo movimento do Pilates é preciso, alinhado e controlado com a respiração.” 

Alex também comentou que os exercícios são adaptáveis à possíveis condições especiais do aluno, sempre respeitando os limites do corpo e visando bons resultados. 

“Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas da vida moderna. “  Pilates, Joseph

Então conte aqui, você já adicionou o Pilates à sua rotina de treinos?