Se você está interessado em entrar no mundo do Jiu Jitsu, mas tem diversas dúvidas sobre como começar, então este texto está sendo lido pela pessoa certa.

“Arte suave” é o significado do nome desta luta que não usa nenhuma outra arma, senão o próprio corpo e a mente para finalizar um adversário e fazê-lo desistir de continuar no combate.

O Jiu Jitsu foi inventado no Japão, não se sabe precisamente quando, mas em solo brasileiro que realmente foi desenvolvido e aprimorado pela família Gracie, com os irmãos Hélio e Carlos Gracie.

Os dois. junto ao senhor Mitsuyo Maeda, que foi quem os ensinou tudo, fizeram com que o brazilian jiu jitsu fosse a modalidade mais praticada no mundo todo.

Como o universo das artes marciais é complexo e merece bastante respeito, chamamos os professores da Academia Galpão Guilherme Carturan e Bruno Pachelli para esclarecer as maiores dúvidas ao iniciantes.

5 dúvidas de quem quer começar no Jiu Jitsu

1 –  Kimono: preciso comprar um para a minha primeira aula?

Kimono é o uniforme do lutador e tem diversos benefícios, dentre eles: defender o seu próprio corpo e viabilizar golpes no adversário.

Apesar disso, a resposta dessa pergunta é: não!

A vestimenta é própria (e necessária) para os praticantes recorrentes da luta, mas os iniciantes podem apostar em uma roupa confortável para os primeiros dias de aula.

2 – Iniciantes podem fazer a mesma aula que os avançados?

 

Sim! No Galpão, não dividimos as aulas pela faixa dos lutadores.

Todos praticam juntos, lado a lado, facilitando a troca de informação dos novos na modalidade não só com os professores, mas também com os alunos mais graduados.

3 – Como funciona uma aula de Jiu Jitsu?

No Galpão, a aula tem três fases. A primeira delas, muito importante, é o aquecimento com os movimentos usados na luta. A segunda, é um trabalho de técnica. A terceira, e última, é o momento da luta!

Os iniciantes só não participam, de fato, da última delas, mas, de qualquer forma, devem permanecer no tatami para observar e aprender os fundamentos.

4 – Por que devo cumprimentar o tatami antes de entrar?

Os alunos novos se fazem essa pergunta quando vêem os companheiros fazendo um sinal antes de entrar para treinar.

Esse gesto é primordial e é um sinal de respeito com Dojô (ou tatami).

É lá que você conectará mente e corpo para lutar! Do, em japonês, significa “caminho”, e Jô, um lugar. Ou seja: “lugar do caminho”, ou, como muitas também chamam, “lugar da iluminação”.

5 – Ajuda a emagrecer?

Sim! O Jiu Jitsu queima muita caloria e deixa o corpo bacana, mas o professor Guilherme Carturan fez questão de salientar que esse, definitivamente, não é o maior benefício da luta. É apenas um superbônus.

“Os principais mesmo, são: autodefesa, segurança, consciência corporal e é um esporte que te faz aumentar a massa cinzenta”, explicou.

Quer saber mais?

Nos siga nas redes sociais e venha treinar!

Esperamos que esse texto tenha te deixado mais empolgado ainda.

@vemprogalpao

Nos vemos em breve!