Um dos esportes mais famosos nesses eventos é a famosa “ginástica olímpica”, como costumamos chamar aqui no Brasil. Vemos nossos atletas dando saltos, piruetas, paradas de mão e cambalhotas para todo lado e é sempre muito emocionante quando a tão sonhada medalha é alcançada. Entretanto, pode ser que a falta de informação acaba roubando um pouco dessa experiência incrível para nós. Acontece que o tão aclamado esporte tem, na verdade, algumas ramificações, de categorias e características diferentes.

Pegue seu caderninho e não se perca nas principais diferenças para que, na próxima vez em que você for conferir essa badalada modalidade olímpica, você saiba tudo sobre as diferentes categorias da ginástica: a ginástica artística (que é aquela que a gente chama de “ginástica olímpica”) e a ginástica rítmica.

Ginástica Artística

Essa é a mais experiente das modalidades. Dizemos isso porque ela está nos jogos olímpicos desde a primeira edição, em 1896. A forma mais moderna apresentada é graças ao professor alemão Friedrick Ludwig Jahn, que fundou o primeiro campo de ginástica em Berlim, Alemanha, em 1811; e que formulou as regras e os aparelhos. Nessa modalidade, tanto homens quanto mulheres podem competir, de maneira individual ou por equipes. Entre os homens, seis provas formam a modalidade. São elas: solo, barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, argolas e salto sobre a mesa.

As competições entre mulheres têm menos categorias, sendo elas: trave, solo, barras assimétricas e salto sobre a mesa. Em todas, o objetivo é o mesmo: performar para juízes, que analisam a execução do movimento, o grau de dificuldade e dão uma nota. Alguns elementos são obrigatórios no momento da apresentação e o ginasta pode melhorar seus pontos se acrescentar movimentos extras.

Ginástica Rítmica

Mesmo tendo ganhado a chancela oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 1962, essa modalidade só esteve em uma Olimpíada na edição de 1996. Com provas individuais e de conjunto, a ginástica rítmica tem tudo a ver com apresentação e estilo, mesclando movimentos de ginástica e dança. Embaladas pela música escolhida para a apresentação, as meninas dessa modalidade se apresentam com cinco aparelhos diferentes: a fita, a corda, a bola, o arco e a maça (objeto semelhante a um pino de boliche).

Com uma base forte de balé, as atletas mesclam movimentos no ritmo da música e executam saltos, contorções e passos de dança hipnotizantes. Tem a maior pontuação aquela que apresenta movimentos mais difíceis, exibe certas habilidades especiais com cada objeto e combina de melhor maneira os objetos e os movimentos com a música e a dança.

Mega Aulão

No dia 7  de novembro das 10h às 12h a Academia Galpão fará um super evento com um Mega Aulão de Ginástica Artística e Rítmica coordenado pela professora Tati Bucheb.
Para participar entre em contato com a academia e faça sua inscrição pois as vagas são limitadas.

Idade: a partir dos 6 anos
Valor: R$ 60,00
Contato: 2094-3563 / Whatsapp: 94026-9219

Local: Academia Galpão – Rua Serra de Botucatu, 677