A capoeira tem suas sementes na África e seus frutos aqui no Brasil. Surgindo e se desenvolvendo gradativamente, primeiramente como forma de expressão cultural e até mesmo terapêutica, uma vez que aos escravos era permitido que praticassem suas danças e folguedos para amenizarem os efeitos da depressão(na época chamada de banzo) que os levava até a morte.

Dentre esses folguedos, muitos exigindo agilidade, força física e destreza de movimentos, partir para uma forma de luta desarmada, bastam poucos passos.

Embora ainda mantendo as suas características lúdicas, musicadas e dançantes um ramo cada vez mais voltado para o enfrentamento foi ocupando um espaço cada vez  maior na sociedade vindo até os dias de hoje a ser classificada como esporte, arte e de enorme abrangência social.

Porque devemos praticar capoeira nos dias de hoje?

Em rodas de conversa com mestres de diversas modalidades de luta é unânime a opinião e a percepção de que o praticante de capoeira adquire um enorme conteúdo de qualidades e capacidades físicas tornando-os perfeitamente adaptáveis a prática de qualquer outra atividade física/desportiva.

A capoeira exige e portanto desenvolve: força, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, potência e raciocínio rápido.
Nos aspectos fisiológicos atuam sobre o metabolismo e as funções cardio respiratórias.

Está muito presente nos ambientes escolares e de convívio social pois promove o cooperativismo, companheirismo, respeito, respeito às diferenças e a hierarquia.
O aluno passa a enxergar-se como parte de um todo maior e a sentir se tão grande quanto esse todo.

Um esporte não precisa ser necessariamente competitivo e a capoeira deixa isso bem claro, quando é estimulado pelos professores a cooperação, o treino em duplas ou em grupos maiores.

Vista pelo lado artístico fica fácil para os participante aplaudir e elogiar o amigo quando bem sucedido, transformando qualquer sentimento negativo em admiração e ajuda mútua.

É um tipo de modalidade que abre espaço para qualquer tipo físico, ou graus de habilidades e talentos.

Como são as aulas de Capoeira

Aquecimento –  Mobilização articular, grandes e pequenas articulações, amplitude de movimentos,          alongamento.

Oxigenação Elevar gradativamente a frequência cardíaca já utilizando os próprios movimentos da modalidade.        

Parte técnica – Enfatizando o aprendizado e aperfeiçoamento, a força e velocidade dos gestos técnicos da modalidade.

Parte tática – Geralmente realizado em duplas onde se compõem os golpes e contragolpes, as defesas e os movimentos plásticos inseridos na luta

Fundamentos e música – Treino de instrumentos, canto, ritmos e história.

Por que praticar capoeira na Academia Galpão?

Ao praticante da Capoeira o aprendizado, aperfeiçoamento e treinamento é feito pelo Grupo Harmonia de Capoeira, cuja a filosofia é acolher e atender com propriedade e desde o mais jovem até o mais idoso, atender todos os biotipos e níveis de habilidade.

Propicia em primeiro lugar, alegria de frequentar as aulas e conhecer novos amigos, a possibilidade de melhorar a qualidade de vida e diversidade de movimentações e conhecimentos. Há aqueles que nos procuram para aprender a se defender, há quem nos procure como método de condicionamento físico, como recreação e socialização, embora o importante é saber que a todas necessidades e anseios virão através de conteúdos sérios e com embasamento amplamente estudados.

Nosso corpo docente, conta com número significativo de Professores de Educação física, pós graduados em fisiologia, psicomotricidade, educação Infantil, pesquisadores e estudiosos em música e outros.

O Grupo Harmonia nasceu há 30 anos com o seguinte lema:

Não basta gingar, chutar, saltar…
O essencial é ter bom caráter, dignidade e acima de tudo respeito ao próximo, recebendo todos com igualdade.
Reconhecer cada diferença para atender cada necessidade.

“Mestre Roberto Bidoy Gaspar”